O que é a associação IRATA?

Tags: Irata - Data: 11/11/2020

O alpinista que recebe treinamento e qualificação IRATA estará apto a trabalhar no Brasil e no mundo.

A IRATA (Industrial Rope Access Trade Association) é uma associação comercial global que atua em diversos países na área de trabalho de altura. A organização também atua como certificadora pioneira na atividade profissional de acesso por corda. O alpinista que recebe treinamento e qualificação IRATA estará apto a trabalhar no Brasil e no mundo.

A associação apresenta procedimentos de trabalho que prezam pela melhoria contínua e que devem ser seguidos pelos associados, se

mpre com o devido monitoramento para a garantia da segurança de todos os envolvidos.

A Certificação IRATA, inclusive, é respeitada por todos os países que atuam no mercado de prestação de serviços de Metalurgia, Petróleo, Gás, Papel e Celulose.

 

História da IRATA

A IRATA no Brasil, de acordo com a própria associação, foi fundada para atuar auxiliando e direcionando as empresas associadas e associados na aplicabilidade e regularização das normas e procedimentos de certificação no mercado de acesso por corda.

Sua formação foi resultado da iniciativa de uma série de empresas líderes atuantes neste segmento, que se uniram para universalizar as técnicas no trabalho por corda, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro, instruindo e publicando artigos sobre as experiências vivenciadas nas empresas associadas, com intuito de advertir a todas sobre as melhores práticas a serem adotadas.

A IRATA Brasil atua seguindo os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17024, estando em conformidade com as normas pertinentes à atuação no acesso por corda.

 

Treinamento da IRATA Brasil

O Treinamento IRATA Brasil e Internacional possui carga horário de 40 horas para os níveis 01 e 02 e de 48 horas para Nível 3. Para participar do treinamento é preciso ter mais de 18 anos, possuir ASO atualizado com apto para trabalho e/ou treinamento em altura e escolaridade mínima quarta série do Ensino fundamental.

 

Importância da certificação IRATA

O acesso por corda é um método seguro para o trabalho em altura por meio de cordas. É exatamente essa segurança e a agilidade proporcionada por esse sistema que o tornam realmente importante para a realização do alpinismo industrial. Isso porque gera pouco impacto no meio ambiente e ao redor se comparado a outras ferramentas, como a utilização de andaimes, por exemplo, para acessar lugares mais altos e difíceis.

 

Vantagens da certificação IRATA

Desde a implementação do Sistema IRATA no Brasil, diversas empresas nacionais tem exportado seus serviços e muitas pessoas que recebem sua capacitação têm conseguido colocação fora do País.

Entre as vantagens ao contratar o sistema estão:

- O único sistema nacional que publica estatísticas sobre seus níveis de segurança;

- Válido no Brasil e no mundo;

- Considerado globalmente pelas empresas de petróleo como o sistema de acesso por corda reconhecido;

- Considerado pela crescente indústria eólica no mundo como um dos sistemas mais eficientes e seguros;

- Mais rápido e menos burocrático;

- Comprovadamente mais seguro.

Outra vantagem é a redução das horas de trabalho e, consequentemente, de risco que a atividade na altura traz.

 

Alpiend

A Alpiend, empresa localizada na Praia Grande que possui know-how e ampla experiência com prestação de serviços relacionados ao setor de alpinismo industrial, oferece cursos certificados pela IRATA para formação de alpinistas.

Se você deseja fazer essa capacitação e se tornar um profissional no setor de acesso por cordas, ou se sua empresa pretende contratar esse tipo de serviço, procure a Alpiend.

 

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossas formações e serviços!

 

 

 

Últimas publicações