Manutenção e limpeza de fachada predial: saiba a importância e como contratar esse serviço

Tags: Manutenção e Limpeza - Data: 21/09/2020

Acompanha esse post a importância da limpeza e da manutenção de fachada predial e de que forma o alpinismo industrial pode fazer a diferença nesse trabalho.

Estar instalada em um prédio limpo e bem cuidado faz a diferença para a imagem de qualquer empresa, já que demonstra sua preocupação com o espaço onde abriga seus colaboradores e recebe seus clientes. O mesmo vale para edifícios residenciais. Uma torre bem conservada reflete a atenção dada por seus moradores, além de valorizar os apartamentos.

É preciso programar a limpeza periódica da fachada predial com empresas especializadas e capacitadas para esse tipo de serviço. É

importante também estar atento ao contratar a equipe que executará a manutenção para que tudo ocorra com segurança e sem qualquer avaria que possa resultar em prejuízos.

Acompanha esse post a importância da limpeza e da manutenção de fachada predial, como ela se dá de fato e de que forma o alpinismo industrial pode fazer a diferença nesse trabalho.

 

Legislação e normas para limpeza e manutenção de fachada predial

O trabalho de manutenção da fachada predial, especialmente, deve seguir a Norma Brasileira (NBR) 14.037 – Manual de Operação, Uso e Manutenção de Edificações, que trata, entre outras coisas, das vistorias preventivas e da manutenção em si da fachada.

A norma aponta a necessidade de vistorias periódicas e preventivas da fachada para que se avalie a condição estrutural do edifício. O profissional responsável deve estar atento a possíveis rachaduras, fissuras, descolamentos cerâmicos, infiltrações, manchas na pintura.

Feita a análise das condições da fachada, é definido o relatório com todos os serviços que serão realizados por uma empresa especializada.

 

Como se dá a limpeza e a manutenção de fachada predial?

Em função da altura e da maior facilidade para acessar áreas mais difíceis, o alpinismo industrial é a técnica mais indicada para limpeza e manutenção de fachada predial, especialmente em imóveis acima de 40 metros. Com os devidos equipamentos de segurança para esse tipo de trabalho em altura, os profissionais descem, por meio de cordas, percorrendo toda área e fazendo os reparos e limpeza necessária.

O tipo de produto a ser utilizado dependerá do material que é revestido o edifício, mas normalmente o primeiro passa adotado pelos alpinistas é aplicação da água e depois o sabão neutro na área a ser limpa. Os profissionais ficam encarregados de esfregar manualmente e fazer, por último, aplicação do hidrojateamento.

Em fachadas de vidro é recomendável a secagem também com pano ou rodo apropriado.

 

Cuidados na hora de contratar a empresa que fará a limpeza da fachada predial

Contratar uma empresa responsável por fazer a manutenção e limpeza da fachada predial requer alguns cuidados importantes. O primeiro deles é saber se ela está realmente apta e regularizada para executar esse tipo de serviço.

Os profissionais devem ser especializados nesse tipo de trabalho em altura e totalmente capacitados para desenvolver o alpinismo industrial. É preciso também que a equipe tenha experiência comprovada nesse tipo de atividade que prevê o acesso por corda. É imprescindível que todos os envolvidos dominem as técnicas, as amarrações e a utilização dos equipamentos de segurança e EPIs.

Cobre também que todos os alpinistas tenham a devida certificação para trabalhar e a equipe seja formada por duas ou mais pessoas. Isso porque, caso ocorra algum imprevisto com quem está executando o trabalho, o outro profissional estará ali para socorrer o companheiro e evitar algum acidente mais grave.

 

Por que fazer a limpeza e a manutenção de fachadas?

A fachada de um edifício fica muito exposta ao sol, a chuva, a poluição e outros fatores que podem comprometer sua aparência e até mesmo sua estrutura. Prédios revestidos de vidro, por exemplo, necessitam de limpezas mais frequentes, assim como aqueles que estão mais vulneráveis a efeitos externos.

A manutenção da fachada também permite que se identifiquem problemas estruturais antes que os mesmos se agravem de maneira irreversível. Quando a impermeabilização da fachada começa a se deteriorar, por exemplo, a situação pode afetar a estrutura do prédio. Se o problema é identificado logo no início, as consequências são menores, assim como o custo para o reparo.

Outro bom motivo para manter um edifício limpo e bem cuidado é a valorização do imóvel e da empresa que está instalada nele. Um local higienizado e com boa aparência sem dúvida é mais procurado para locação, por exemplo, e também por clientes em busca de algum tipo de serviço.

 

Alpiend

Se o seu edifício necessita de serviços de limpeza e manutenção da fachada predial, procure a Alpiend, que está localizada na Praia Grande.

Contamos com os serviços de limpezas de fachadas, vidros, calhas, pastilhas e granitos, além de acabamento e limpeza pós-obra. Também prestamos serviço de pintura técnica externa e tratamento de fissuras e trincas, além de inspeções para diversos fins.
A Alpiend possui know-how e ampla experiência com prestação de serviços relacionados ao setor de alpinismo industrial e também na oferta de cursos que são certificados pela Irata (Associação Comercial de Acesso por Cordas Industrial).

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento!

Últimas publicações