Saiba quais são os fatores importantes para manter uma boa prática e segurança nos trabalhos em altura

Tags: Segurança nos Trabalhos em Altura - Data: 28/09/2020

Acompanhe nesse artigo tudo que você precisa saber para manter boas práticas e total segurança nos trabalhos em altura.

As atividades de trabalho em altura, executadas através do Acesso por Cordas para manutenção e/ou limpeza predial, instalação de publicidade e para os trabalhos realizados na área Industrial, requerem técnicos certificados em Acesso por Cordas, capacitados em suas respectivas funções, bem como todo material de acesso por cordas deve ser certificado, pelo respectivo órgão competente, conforme exigência da Legislação Nacional vigente.

Para manter uma boa prática nas ativi

dades de Acesso por Cordas, conhecida também, como alpinismo industrial, é importante levar em consideração a credenciação dos profissionais que devem apresentar seu certificado e/ou carteirinha, com nome completo, número de registro e data de validade. Realizar a verificação nos equipamentos EPI, equipamentos específicos de acesso por cordas, EPC que devem estar com a sua inspeção de qualidade em dia, conforme Legislação Nacional vigente.

Acompanhe nesse artigo tudo que você precisa saber para manter boas práticas e total segurança nos trabalhos em altura.

 

O que é trabalho em altura?

Você já deve ter passado em frente a um edifício em obras ou em processo de manutenção e visto um profissional preso por cordas trabalhando na fachada, seja fazendo pinturas, reparos, instalações ou qualquer outro serviço. Trata-se do Acesso por Cordas (Alpinismo Industrial), ou seja, trabalho em altura.

Com a ajuda das cordas e de outros equipamentos de segurança que lhe garantem total segurança, o profissional consegue subir e descer livremente pela estrutura da construção, chegando a locais de difícil acesso sem risco. Isso porque entre os itens utilizados está um sistema anti-queda, que em caso de choque/pânico ou de aceleração descida, trava a corda, garantido que o trabalhador fique em segurança.

O trabalho em altura, via Acesso por Cordas é indicado para projetos onde é necessário reduzir os prazos de execução das atividades, exijam mais segurança e/ou onde o acesso através de plataformas elevatórias ou andaimes, não tenham acesso.

 

Fatores importantes que devem ser levados em conta no trabalho em altura

Veja abaixo alguns fatores que precisam ser considerados para que se realize o trabalho em altura com total segurança e eficiência.

 

Respeito a Norma Reguladora para Acesso por Cordas

É imprescindível que se respeite as exigências da Legislação Nacional e da Legislação Internacional, conforme segue:

 

Legislação Nacional:

 

=> NBR 15.595 para execução de atividades.

=> NBR 15.495 para Certificação de Pessoas.

=> Norma Regulamentadora – NR 35 Anexo I.

 

Legislação Internacional:

 

=> Internacional Code Of Practice – ICOP.

=> Sistema de Treinamento, Avaliação e Certificação – TACS.

Ao contratar uma empresa que prestará esse tipo de serviço é importante estar atento sobre o cumprimento de todas exigências, regras e normas de segurança exigidas para essa atividade, uma vez que serão elas as responsáveis pela segurança dos profissionais envolvidos.

 

EPIs

Os profissionais de Acesso por Cordas, utilizam os EPI`s adequados para a técnica de Alpinismo Industrial, conforme Legislação Nacional vigente, com forme segue:

 

- Capacete de segurança.
- Cinto com 05 pontos, paraquedista.
- Cordas semi-estáticas, devidamente certificada.
- Trava quedas.
- Ascensor de punho.
- Ascensor de peito
- Descensor, com trava anti-pânico.
- Mosquetões, com trava automática.
- Cawstail


Trabalhadores devidamente treinados

O trabalho em altura deve ser realizado por profissionais devidamente capacitados por meio de cursos regularizados para tal atividade.

As capacitações para formação de alpinistas industriais devem atender aos requisitos das legislações vigentes e normas que regulam esse tipo de atividade no Brasil, especialmente a NRB 15475, definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que trata sobre acesso por corda, bem com qualificação e certificação de pessoas.

 

Conscientização dos trabalhadores

Quando a equipe de trabalho se conscientiza sobre a importância de desenvolver suas atividades em um ambiente seguro é possível criar uma cultura de segurança.

É importante que o trabalhador tenha total noção do risco com os quais está envolvido e todos os perigos devem ser informados e compartilhados por meio de cursos, palestras, campanhas, entre outras ferramentas.

Com trabalhadores realmente treinados e preocupados com a sua segurança e a segurança dos colegas, as chances de aconteceram acidentes de trabalho tendem a cair bastante.

 

Alpiend

Se você busca uma empresa que ofereça trabalhos em altura com total segurança, conheça a Alpiend!

Localizada na Praia Grande, nossa empresa possui know-how e ampla experiência com prestação de serviços relacionados ao setor de alpinismo industrial.

Nosso atendimento aos clientes e parceiros ocorre nos menores prazos observados atualmente no mercado industrial e com total cuidado em relação ao cumprimento das medidas de segurança e das exigências previstas nas normas reguladoras.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento!

Últimas publicações